Os cuidados de beleza FREDERIC M: Cosmética, maquilhagem, perfumaria


Essência Rosa

 A essência 

 
A rosa é o símbolo milenar do AMOR e da SEDUÇÃO, sendo o poder afrodisíaco uma das  suas características mais conhecidas. Desde sempre utilizada em tratamentos tradicionais de saúde, beleza e bem-estar. A Rosa de Maio ou Centifólia é conhecida por profissionais  em  todo mundo  pelas suas características suavizantes, purificantes, tonificantes, hidratantes, anti-sépticas, descongestionantes, adstrigentes, etc...O aroma do óleo essencial de rosa  e a água de rosa são um dos mais utilizados pelos profissionais da cosmética, perfumaria e  aroma terapia em todo o mundo. 
 

A procedência

 
A Provença Francesa é uma região situada no sul junto ao Mediterrâneo. Sendo um país tradicionalmente produtor e exportador de produtos de cosmética e perfumaria conhecidos pela sua excelente qualidade.A França é um país cheio de tradição e história, no qual o sucesso agrícola está incluído. Os produtos franceses gozam de um reconhecido prestígio. A maior parte das marcas do mundo da cosmética e perfumaria com um nome  no mercado mundial utilizam actualmente não só as matérias-primas aqui produzidas como também a forma de fabrico tradicional para darem a máxima qualidade aos seus produtos e integrando-os cada vez mais na filosofia de vida ecológica. Neste momento a França realiza um número bastante elevado de feiras do sector cosmético, tanto a nível regional como a nível nacional com projecção internacional.
 

Cultivo e colheita

 
A Rosa de Maio ou Centifólia é uma rosa silvestre idêntica a um arbusto, possui um aroma muito intenso, floresce desde o início do mês de Maio (daí o nome Rosa de Maio) até meados do mês de Junho, mais ou menos durante 20 dias, tem um repouso vegetativo  sem muito calor, numa zona fresca e com água, cresce até 1,5 a 2 metros de altura, com hastes longas e arqueamento na inclinação. As pétalas são redondas, globulares, finas e numerosas rondando as 100 (daí o nome "Centifólia"- as cem folhas). As roseiras adequam-se a qualquer tipo de solo, mas recomenda-se o seu cultivo em áreas com boa drenagem e com solo um pouco argiloso. O Ph do solo deve situar-se entre 6.5 e 7.  A sua colheita é feita  pela aurora à mão  para  que as suas pétalas não  apanhem  sol (dizem que este rouba a sua essência) depois é colocada num local fresco para ser entregue  bem cedo aos industriais do ramo para ser canalizada para as fábricas de Perfumaria, Cosmética, Pastelaria, Confeitaria e Farmácia...observou-se em estudos genéticos  que é uma rosa  que derivou possivelmente  da Rosa Gálica, Mosquete, Canina e Damascena, mas a  história da  sua criação não está  bem documentada. Entre 1580 e 1710 na Holanda houve  produtores que  criaram mais de 200 variedades de rosas. Actualmente existem mais de 40 000 variedades.Os especialistas da área continuam diária mente a criar novos grupos de rosas, tornando-se um processo sem fim...
 

FREDERIC M